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segunda-feira 08 junho, 2015

Exercícios que realmente funcionam no treino de glúteos!!


Estamos escutando muitas pessoas comentando que treinos com caneleiras, glúteos no cabo, e outros exercícios parecidos não funcionam, mas será que isso é verdade? Bem, vamos nos direcionar a fisiologia! Tudo de fato ira depender da ativação que tal movimento aplica no músculo, mas antes de falar em exercícios, vale a pena lembrar que para […]


Estamos escutando muitas pessoas comentando que treinos com caneleiras, glúteos no cabo, e outros exercícios parecidos não funcionam, mas será que isso é verdade?

Bem, vamos nos direcionar a fisiologia! Tudo de fato ira depender da ativação que tal movimento aplica no músculo, mas antes de falar em exercícios, vale a pena lembrar que para se construir um glúteo bem desenhado precisa-se se preocupar com dois fatores: diminuição de percentual de gordura e o aumento do volume muscular. Por isso é de extrema importância além do treino adequado e funcional, que se faca também uma dieta visando tal objetivo.

Exercícios como glúteo no cabo, elevação de quadril e glúteo com caneleiras, são exercícios que proporcionam uma ativação de apenas 30% dos glúteos, por isso não devem ser usados como exercícios específicos, porem podem ser utilizados como exercícios complementares, ou seja, combina-los com exercícios que possuam uma maior ativação muscular ou então no final do treino.

Mas então vamos focar nos exercícios que realmente trazem resultados eficientes. Como os glúteos necessitam de uma ação direta do quadril e também dos músculos posteriores e coxa, além de uma boa estabilização da lombar, é interessante utilizarmos exercícios que proporcionem esse tipo de movimento. A ação muscular para o desenho de um glúteo bem definido é sobre o glúteo máximo, que é o maior músculo da região glútea. Ele faz basicamente dois movimentos: extensão de quadril e extensão da coluna.

Estudos feitos através de atividades eletromiográficas do glúteo máximo constataram que os exercícios mais eficientes para tal músculo são: agachamento com 85% de ativação sendo o mais eficiente movimento e afundo ou passada com 75% de ativação muscular. Outros exercícios bastante funcionais com 70% de ativação do glúteo máximo são: stiff, leg press e levantamento terra.

E assim desmistificamos a polemica do treino de glúteos, de fato as caneleiras são são os mais eficientes, mas podem sim ser utilizados, porem dando ênfase maior em exercícios que possuem maiores percentuais de ativação do músculo glúteo máximo.

 

 

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